A SOTOCAL
O café que vem do Norte
A Sotocal – Sociedade Torrefactora de Cafés Angola, Lda., é uma empresa Portuguesa fundada em 1960 que se dedica à produção e comercialização de uma vasta gama de produtos alimentares entre os quais se destaca o Café. Um dos sócios fundadores - José Barbosa é o actual presidente da empresa.
As linhas de actuação perspectivadas há data da fundação, surgiram da constatação de oportunidades de negócio e visavam o seu aproveitamento da forma mais eficiente e rentável.
Analisando a realidade do sector torrefactor, aqui no Norte, em 1960, verificava-se que:
- A indústria Torrefactora nacional contava com mais de 100 empresas, na sua generalidade envelhecidas.
- A venda de produtos a granel - nomeadamente, café - possuía um peso enorme no sector, sendo um segmento gerador de lucros mais imediatos que o Hoteleiro.
- Os sucedâneos de café representavam cerca de 80% do mercado e a sua venda - também a granel - era realizada em casas retalhistas da especialidade que elaboravam os seus próprios lotes.
- Existia um pujante mercado Nacional - a zona da raia de fronteira com Espanha. Espanha acabava de sair de uma guerra civil, e o café era um dos produtos que tinha a sua importação contingentada; por outro lado, Portugal, sendo um país produtor, devido às suas colónias em Africa, tinha uma grande vantagem competitiva de preço. A reunião destes dois factores fazia com que os espanhóis viessem a Portugal comprar café.
Apercebida esta realidade, havia no mercado espaço para uma torrefacção nova, criada por jovens que, pelo facto de virem já do sector, conheciam bem as suas potencialidades e fraquezas e, por isso, se propunham vencer.
Os jovens sócios da nova torrefacção Sotocal, face á análise destas oportunidades, começam por apostar no segmento dos sucedâneos de café e passados 4-5 anos da sua fundação, a Sotocal era líder no mercado dos sucedâneos torrados em Portugal: cevada, chicória e grão preto. No início dos anos setenta, numa estratégia de expansão a montante, adquire uma empresa de produção de Chicória nos Açores.
Entretanto algumas das empresas envelhecidas desaparecem e as que estavam vocacionadas para o segmento hoteleiro, e que apostavam em marcas próprias, eram óptimas clientes da Sotocal nestes produtos.
O objectivo era a construção de uma empresa que, com o aproveitamento inteligente dessas oportunidades de negócio, se viesse a implantar no mercado, solidamente.
Passados 53 anos, a Sotocal evoluiu com a dinâmica do mercado e mantem-se firme a dar resposta ás suas solicitações, competindo solidamente no meio de lutas de gigantes.
A Sotocal encontra-se hoje em Portugal, do Minho ao Algarve tendo conquistado uma forte presença no segmento HoReCa com suas Marcas próprias e lotes de Café especificamente concebidos para terem sucesso neste segmento:
- Lote Sotocal Milano
- Lote Sotocal Super
- Lote Reggio
Bem como os respectivos produtos complementares:
- Descafeinado em grão e Unidoses
- Açucar e Adoçante Sotocal
- Chás preto e verde e Infusões
Continua no entanto a torrar Amendoim e Sucedâneos de Café – Cevada, Chicória.
Numa dinâmica estratégia de expansão, a Sotocal encontra-se já em alguns mercados quer Europeus quer de Países emergentes da Ásia.
A qualidade dos produtos Sotocal e a satisfação dos seus consumidores constituem o seu principal objectivo.
Sendo a Sotocal uma PME familiar tem como vantagem estar muito próxima dos seus clientes, colaboradores, fornecedores e consumidores e como objectivo a sua total satisfação, a quem sempre dedica a sua melhor atenção.