CURIOSIDADES DO CAFÉ
A primeira referência ao café encontra-se em manuscritos do Iémen onde está narrada a Lenda de Kaldi no ano 575. Kaldi era um pastor de cabras etíope que verificou o efeito estimulante dos frutos no seu rebanho.
Ele próprio experimentou esses frutos e confirmou os seus efeitos.
A divulgação deste episódio levou a que se propagasse o consumo.
Esta notícia chegou então a um mosteiro onde começaram a ser realizadas as primeiras infusões.
O café terá começado e ser cultivado em mosteiros islâmicos no Iémen.
Só no século XIV, foi desenvolvido o processo de torrefacção tendo a bebida recebido o nome de kahwah, que significa Força, em árabe.
O hábito de tomar café, propagou-se a partir de 1450. Era a cultura árabe-islâmica a principal consumidora em virtude do Alcorão condenar as bebidas alcoólicas. O seu consumo corrente era entre filósofos sufis que ao tomarem café permaneciam acordados para as suas práticas espirituais.
Foi na Turquia que tomar café se tornou um ritual social. Sendo o Kiva Ham, em Constantinopla o primeiro Café do mundo, foi aberto em 1475.
Na Europa o café entrou em 1615 por Veneza.
O Café Florian foi aberto em 1720 na praça San Marco em Veneza, foi um dos primeiros estabelecimentos de café de Itália.
A primeira máquina de café expresso foi apresentada em 1855 na Exposição Universal de Paris. Depois foi desenvolvida pelos italianos.
Hoje em dia o café é a segunda bebida mais consumida no mundo a seguir á água. É a segunda commodity mais transaccionada no mundo a seguir ao petróleo.
Kopi Luwak – Um café exótico, produzido com o café comido e digerido por um animal, chamado civeta. O seu nome deriva do dialecto bahasa da Indonésia: Kopi(café) Luwak(civeta).