CRAVINHO

O Cravinho é a especiaria resultante da flor desenvolvida mas ainda ainda não aberta de uma árvore – o Craveiro – e posteriormente seca.
Embora hoje cultivada em vários países tropicais é originária das ilhas Molucas/ Indonésia e foram os Portugueses, na época dos descobrimentos e posterior comercio com o Oriente, os responsáveis pela sua introdução na Europa. No século XVI, um quilo de cravo-da-Índia tinha o mesmo valor de sete gramas de ouro.
Com um aroma intenso e sabor forte e ardente, se consumido sozinho tem um efeito analgésico (daí ser por vezes usado para aliviar dor de dentes) e um poderoso eliminador de mau hálito...
Como condimento é usado em pratos doces e salgados, em marinadas de carne e caça, para temperar legumes e mesmo para aromatizar licores e sangria.

RECEITA

Sobremesa de Peras em calda de Vinho do Porto

Ingredientes: (4 pessoas)

4 Pêras
2 cálices de Vinho do Porto
2 Chávena de Açucar
2 Chávena de água (ou um pouco mais para cobrir as peras)
1 pau de Canela Sotocal
½ colher de chá de Cravinho Sotocal moído
2 colheres de sopa de Mel

Colocar num tacho o Vinho do Porto com o açúcar, a água, o mel e o Cravinho e a Canela em pau Sotocal. Descasque as peras sem retirar o pé, insira-as no tacho, tape e deixe cozer em lume brando até as peras ficarem tenras. Quando cozidas mas duras, retire-as para um prato.
Mantenha a calda a ferver em lume medio sem tapar o tacho até reduzir e começar a espessar; introduza de novo as peras e deixe continuar a reduzir a calda. Vá virando as peras de vez em quando e regando-as com a calda.
No fim o molho deverá ficar quase caramelizado e espesso.
Por fim colocar num recipiente de ir á mesa, e levar ao frigorífico por algumas horas até ao momento de servir.